Sinais da Periodontite

• A presença da placa bacteriana;
  • Gengivas inchadas (bolsões de inflamação);
  • Avanço das gengivas sobre os dentes;
  • Afastamento dos dentes;
  • Mobilidade dentária;
  • Mau hálito;
  • Sangramento das gengivas;
  • Mudanças na oclusão (mordida).

Periodontia

A gengivite é uma inflamação da gengiva provocada, geralmente, pela má higiene bucal.

Bactérias se acumulam junto às gengivas que podem ficar mais vermelhas, sensíveis, inchadas e ocasionar sangramento na escovação ou ao passar o fio dental.

A gengivite em seu estágio inicial, geralmente, não causa dor. Mas, se não tratada pode evoluir para a pediodontite.

A periodontite pode acometer os tecidos de sustentação, gengiva e ligamentos periodontais atingindo também a parte óssea.

Mesmo dentes saudáveis podem ficar com mobilidade, provocando a necessidade de extração dos mesmos.

Para evitar a periodontite ou a gengivite, escove os dentes após as refeições, use o fio dental diariamente, use o limpador de língua, faça uma avaliação de sua saúde bucal semestralmente ou sempre que sentir algum desconforto bucal.

A detecção precoce das doenças bucais é a chave para o sucesso do tratamento.

evolução da periodontia - demonstração gráfica
Oral B - escovas dentais, cremes dentais, fios dentais, antisépticos bucais

A progressão da periodontite pode ser contida através de higiene bucal adequada e da visita regular ao dentista para avaliação da saúde bucal e tratamento.