A importância da higiene bucal e da alimentação no tratamento ortodôntico

A higiene bucal é um fator muito importante para o sucesso do tratamento ortodôntico.

O aparelho ortodôntico não higienizado corretamente pode tornar-se foco de reprodução de bactérias, provocando a inflamação das gengivas.

Evite os seguintes alimentos:

• Alimentos duros como castanhas e cenoura crua;
  • Milho em espiga;
  • Goma de mascar;
  • Derivados de farinha refinada como biscoitos e macarrão;
  • Alimentos açucarados como caramelos, bolos e refrigerantes.

Siga à risca as recomendações do dentista e não falte às revisões periódicas agendadas.

ortodontia - foto de menina sorrindo

A ortodontia pode proporcionar um sorriso alinhado, rejuvenescendo a sua aparência.

Dentes irregularmente espaçados, desalinhados ou tortos podem ser corrigidos com o tratamento ortodôntico, evitando cáries, doenças gengivais e até a perda de dentes.

Os aparelhos ortodônticos podem ser fixos ou removíveis. Iremos orientá-lo quanto à escolha do aparelho mais adequado ao seu tratamento.

Descubra como o aparelho ortodôntico pode melhorar sua aparência, sua mastigação e sua saúde em geral.

Quando começar o tratamento

O ideal é começar o tratamento na adolescência. Entretanto, o tratamento ortodôntico é eficaz também para adultos.

O tratamento pode ser mais demorado para os adultos do que para as crianças. Porém como o adulto, geralmente, segue mais à risca as recomendações do ortodontista, o tratamento pode ser abreviado.

O tratamento ortodôntico pode ser importante, a longo prazo, para alinhar os dentes, corrigir as gengivas e as articulações da mandíbula.