O dente é formado por três camadas

• Esmalte - a camada mais externa do dente. É o tecido mais duro e mineralizado de todo o corpo humano, mas pode ser danificado se os dentes não forem higienizados adequadamente.
  • Dentina - camada situada abaixo do esmalte. Se a cárie conseguir atravessar o esmalte, ela passa a atacar a dentina, onde há milhões de pequenos túbulos ligados diretamente à polpa do dente.
  • Polpa - tecido situado na raiz do dente, onde se encontram o nervo e os vasos sangüíneos. Quando a cárie atinge essa área, pode provocar dor intensa.

Endodontia (tratamento de canal)

tratamento de canal - imagem de um dente

Endodontia é a especialidade da odontologia que se ocupa do diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e lesões da polpa dentária (nervo) e dos tecidos adjacentes.

A cárie, doença infecciosa, além de danificar o esmalte e a dentina, se não tratada pode evoluir para um problema endodôntico.

O tratamento de canal é realizado sob anestesia local e, logo após o procedimento a dor intensa desaparece.

O procedimento endodôntico consiste na remoção do tecido inflamado, infectado ou necrosado, na descontaminação do espaço ocupado pela polpa dentária, sendo este conduto obturado e selado realizando desta maneira a restauração do dente, com a finalidade de devolver integralmente a sua função.

Nas primeiras 48 a 72 horas é comum ficar com uma sensação dolorosa devido à manipulação do dente com o uso de instrumentos para a remoção da polpa e pela aplicação de anestésico. O uso de analgésico durante este período pode ser administrado pelo dentista para evitar este desconforto.

O tratamento endodôntico, popularmente conhecido como tratamento de canal, ocupa-se do diagnóstico, da prevenção e tratamento da infecção da polpa dentária.